Páginas

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Desde o berço

Artigo publicado no Portal Guia da Semana

O incentivo e união da família em relação ao estudo estão diretamente ligados ao sucesso acadêmico dos alunos

Cientistas, personalidades, políticos, muitos procuram destacar a origem humilde e a falta de acesso ao ensino como propulsores de sua vontade de estudar. Jovens que, mesmo sem muitos recursos financeiros, venceram na vida por meio da dedicação aos estudos e alcançaram o sucesso através de seus esforços.
Diariamente, nos vemos diante de notícias como essas, porém há um ingrediente comum a esta receita e que, muitas vezes permanece no anonimato: a família.

Mas como em uma família na qual não havia intelectuais ou pessoas letradas se destaque um personagem que conquistou o sucesso por meio dos estudos? A resposta é simples e direta: tudo é uma questão de incentivo.

Não é necessário haver uma grande bagagem intelectual dos pais, para que nasça nos filhos o desejo de estudar. Basta que eles demonstrem interesse pela vida estudantil da criança, valorizem seus esforços e avanços e promovam um ambiente familiar, que a apoie em sua evolução.

Ao entender o real beneficio do estudo para o futuro dela, o interesse da criança só se faz aumentar. Além disso, tornar o estudo uma atividade agradável, a motiva a querer descobrir sempre mais, aguçando a curiosidade natural de qualquer criança. E, uma vez criado o hábito de estudar e de buscar os conhecimentos, esse aprendizado perdura por toda a vida.

Por isso, o interesse dos pais neste momento é muito importante para este "despertar". Para muitos pais, na correria diária, pode parecer difícil dedicar este tempo. Porém, é importante lembrar que não é a quantidade e sim a qualidade dos momentos compartilhados com os filhos.

Dediquem cada oportunidade para ampliarem seus conhecimentos e estreitarem os laços. Acompanhem algumas dicas de como podem fazer seus filhos se interessarem pelos estudos desde cedo:

- Desde os primeiros meses de vida da criança, procure cantar canções e contar histórias;
- Leia, demonstre figuras e objetos relacionados à história. Invente, crie situações;
- Aguce a curiosidade de seu filho, pergunte a ele sobre diversos assuntos e o incentive a buscar as respostas;
- Quando seu filho chegar da escola, pergunte como foi seu dia, sobre as aulas que teve e o que mais gostou de aprender naquele dia. Ele se sentirá valorizado;
- No momento das tarefas escolares, incentive-o, deixe o ambiente limpo, silencioso e organizado;
- Se você não souber responder algum questionamento de seu filho sobre determinado assunto, não fique envergonhado. Assuma que não sabe, e busque a resposta juntamente com ele;
- Faça com que ele sinta que estudar é importante, demonstre seu carinho e elogie.

Fazendo com que seu filho busque os conhecimentos por si só, você estará lhe dando uma herança muito maior do que qualquer riqueza: a herança do conhecimento.

Mostre que estudar é legal, que aprender é prazeroso e que a beneficiada será a própria criança.

Por Djenifer Berardi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie...
Muito obrigada por comentar...
Venha sempre me visitar..
Bjokas.