Páginas

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Qual a franquia ideal para você?



Por Djenifer Berardi para Portal Francap

Você, candidato a franqueado, já parou para pensar nessa questão centenas de vezes, não é mesmo?

Mas afinal, qual a melhor franquia e como escolher dentre as mais de 2.400 opções do mercado?

Infelizmente não podemos oferecer uma resposta mágica ou aplicar um questionário simplista a fim de identificar a franquia ideal para cada pessoa. Afinal, somos únicos, e temos que considerar todos os aspectos de nossa personalidade, perfil profissional e ambições futuras na escolha de um negócio próprio.

Se você está iniciando este processo de procura por uma franquia comece pensando na sua atividade atual, é algo que você gostaria de continuar fazendo? Existe alguma franquia neste segmento? Caso contrário, com qual área você se identifica? Prefere o varejo ou serviços?

Este é o primeiro ponto para identificar qual a franquia ideal para você, saber qual o seu perfil profissional, o que gosta e não gosta de fazer.

Este exercício de autoconhecimento leva à reflexão, o que permite ao candidato identificar características que podem levar a opção de uma franquia com um perfil mais próximo ao ideal para cada um.

O segundo passo é, qual o capital disponível para investir?

Você pensou em seu perfil, avaliou dentro das redes quais delas se encaixam com o que você espera deste novo empreendimento e agora precisa checar quais se enquadram em sua realidade financeira.

Você tem recursos próprios ou precisará de financiamentos? Considere que além das taxas iniciais da franquia, você precisará de um ponto e de capital de giro. Esses custos pesam, e muito no bolso do investidor.

O empreendedor, além de avaliar seu potencial financeiro, também precisa focar se o retorno sobre o investimento está dentro de suas expectativas.  As microfranquias, por exemplo, demandam um investimento menor, mas o retorno é proporcional. O futuro franqueado deve considerar se os rendimentos futuros da franquia serão suficientes para suprir seu padrão financeiro.

Veja que suas opções já estão ficando mais restritas. Agora é o momento de avaliar as franquias e franqueadores. Não tenha pressa, investigue, vá atrás de informações, de franqueados e ex-franqueados das redes, pesquise o mercado, os concorrentes, as marcas.

Muitos empreendedores acabam optando por modismos ou propagandas e não se aprofundam no setor no qual estão se inserindo, fazendo uma má escolha. Conhecimento nunca é demais, o empreendedorismo já se inicia quando o candidato a franqueado não se limita em confiar apenas nas informações passadas pelo franqueador.

Converse com quantas pessoas forem necessárias, conheça a rotina e dia a dia da operação. Não tenha receio de perguntar!

Dentre as opções do mercado sempre há uma franquia que se encaixa no perfil de cada candidato.

Porém, invariavelmente, o que vai fazer a sua franquia dar certo, é o trabalho do dia a dia, a disposição para encarar os desafios, a empatia com sua equipe e a forma única como atende cada cliente.


O empreendedorismo depende do trabalho diário de cada um, os bons gestores são aqueles que não se acomodam e sim aqueles que veem cada dia como uma oportunidade para fazer ainda melhor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie...
Muito obrigada por comentar...
Venha sempre me visitar..
Bjokas.