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quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Você tem atitude para ser um franqueado?


Por Djenifer Berardi para Portal Francap

Cada pessoa possui características únicas, intrínsecas a sua personalidade ou construídas por meio das experiências de vida. As características pessoais influenciam diretamente no modo de viver, de trabalhar e de se relacionar de cada um, e devem ser consideradas também quando a pessoa opta pela abertura de um negócio, seja ele próprio ou no formato de uma franquia.

As redes franqueadoras criam perfis de candidatos ideais a fim de aumentar a probabilidade de encontrar o parceiro certo para o seu negócio. Porém, há outros fatores determinantes para o sucesso de um empreendimento, além dos aspectos pessoais destacados no perfil, um deles é a atitude.

Primeiramente, vamos diferenciar perfil e atitude, segundo o dicionário Michaelis.

Perfil, Pequeno escrito em que se salientam os traços característicos de uma pessoa.  P. psicológico: gráfico que representa as diversas aptidões de uma pessoa. 

Atitude, Modo de ter o corpo; postura. Norma de proceder ou ponto de vista, em certas conjunturas. Propósito ou significação de um propósito. Psicol. Tendência a responder, de forma positiva ou negativa, a pessoas, objetos ou situações. Sociol. Tendência de agir de uma maneira coerente com referência a certo objeto. Tomar uma atitude: decidir-se por um ou outro parecer ou procedimento e agir de acordo.

O perfil de franqueado caracteriza-se pelas aptidões que o franqueador espera que o candidato tenha, a fim de corresponder às expectativas da rede. A atitude, como consta no dicionário, está relacionada à postura, a forma de proceder e de responder às situações, é a maneira de agir.

Mas quais são estas atitudes esperadas de um franqueado?

Atitude de Alinhamento e identificação com os valores da empresa franqueadora – quando você compra
uma franquia, está levando consigo os valores que aquela marca está representando. Por isso, ter profunda identificação com esses valores fazem com que um franqueado trabalhe para algo em que acredite firmemente.

Atitude servidora para seguir as regras da franqueadora – as redes de franquia são formatadas a partir de um modelo de negócios estabelecido e testado, quando o franqueado não sabe lidar muito bem com as regras, quer mudar processos e procedimentos, o relacionamento com a franqueadora fica instável. Por isso, é importante que as regras descritas principalmente nos manuais de franquia sejam seguidas.

Atitude empreendedora – o franqueado com atitude empreendedora age sempre para expandir o seu negócio, aproveita as oportunidades, busca sempre informações para fazer mais e melhor, planeja seu seus gastos e estabelece metas. O franqueado empreendedor consegue fazer o seu negócio crescer e ajuda a rede a crescer.

Atitude gestora – o gestor é o líder que mantém um bom relacionamento interpessoal, sabe delegar funções e identificar prioridades, motiva a equipe buscando sempre o aprimoramento pessoal e profissional e principalmente gosta do que faz e transmite isso para quem trabalha com ele.

Podemos perceber que no que tange a atitude do franqueado as exigências transcendem as habilidades técnicas ou operacionais. As atitudes estão mais relacionadas ao dia a dia da operação, à rotina, ao fazer com prazer.

Um franqueado de atitude é aquele que tem ações coerentes, age de acordo com a ética, com a transparência e dá o melhor de si para que seu negócio prospere. Pelo seu bem, de todos os outros franqueados, da franqueadora e, principalmente, de seus clientes.

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