Páginas

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Saúde - como prevenir a hérnia de disco na gravidez


Como Victoria Beckham, muitas mulheres sofrem com hérnia de disco na gravidez. 

Saiba mais.

Na última sexta-feira (30), o jogador de futebol David Beckham, marido da ex-Spice Girl Victoria, revelou à revista People que sua mulher teve hérnia de disco durante a gravidez, impedindo-a inclusive de pegar no colo a filha Harper, de dois meses, quando ela nasceu. Assim como Victoria, muitas mulheres passam pelo mesmo transtorno durante a gestação.



“Esta é uma situação comum entre as mulheres com o avançar da gravidez, pois o aumento do peso abdominal desloca o eixo de equilíbrio e provoca uma maior curvatura na lombar, ocasionando dores nas costas e, muitas vezes, a hérnia de disco”, explica Dr. Helder Montenegro, presidente da Associação Brasileira de Reabilitação de Coluna e fundador do Instituto de Tratamento da Coluna Vertebral (ITC Vertebral).

Salto alto
Após a declaração de Beckham, amigos de Victoria informaram que a patologia seria culpa do uso frequente de saltos altos, uma paixão da artista. “Sem dúvida, o uso desmedido dos saltos, principalmente os muito altos, promovem ainda mais a curvatura da lombar, fazendo com que os discos intervertebrais – responsáveis pelo amortecimento da coluna - se desgastem, causando o rompimento do núcleo e, assim, atingindo os nervos, o que provoca as fortes dores”, alerta Dr. Helder.

Prevenção
Segundo Dr. Helder, o ideal é que a mulher prepare o corpo para a gravidez fortalecendo a musculatura que protege a coluna vertebral. “É importante exercitar os músculos profundos da coluna (multifidos) por meio de atividades como a musculação ou pilates, o que vai promover uma maior estabilização vertebral”, alerta o fisioterapeuta.

Posturas
Tanto na gestação como no pós-parto, as mulheres estão suscetíveis às dores nas costas pelo excesso de peso que carregam, seja no útero (durante a gravidez) ou nos braços (bebê no colo). “O segredo é evitar curvar a coluna excessivamente em tarefas como colocar ou retirar do berço, na hora do banho e na troca de fralda. Já na amamentação, é preferível colocar o bebê próximo ao peito, sentada, com uma almofada de apoio sob o braço”, orienta Dr. Helder.

As dicas de postura para gestantes estão disponíveis, com ilustrações, no site www.herniadedisco.com.br, no link “Guia de Postura Dr. Coluna”.

Tratamento
Durante a gravidez e a amamentação, muitos tratamentos habituais são contraindicados, como o uso de medicamentos e a cirurgia, cuja indicação gira em torno de 5% dos casos. Nesta situação, a mulher pode recorrer aos tratamentos não invasivos, como métodos fisioterapêuticos. Um deles é a Reconstrução Músculo-Articular (R.M.A.) da Coluna Vertebral, disponibilizado nas clínicas do ITC Vertebral em 32 cidades brasileiras. “Esta técnica envolve o uso das ultramodernas mesas de tração eletrônica e flexão-descompressão, além da fisioterapia manual aliada a exercícios de musculação e pilates”, explica Dr. Helder.

Vale ressaltar que durante os últimos meses da gestação a mesa de tração não é utilizada, por precisar envolver a região abdominal. Nestes casos, é feito um trabalho mais voltado para a fisioterapia manual e exercícios específicos. “No entanto, após o parto, o tratamento pode ser realizado normalmente”, diz o fisioterapeuta, explicando que a R.M.A. apresenta índices de 87% de sucesso em até dois meses. “É uma forma natural de reabilitar essas mulheres e evitar a recidiva da dor”, conclui Dr. Helder, desenvolvedor do método.

Se cuidar durante a gravidez é muito importe. Até porque o bebê merece uma mamãe saudável e sempre bonita!!!!

Tchauzinho..

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Oie...
Muito obrigada por comentar...
Venha sempre me visitar..
Bjokas.